• Cuide de você.

  • Contate-nos!

Uso de Cristais

Os cristais podem ser utilizados de várias formas: em banhos, água energizada para beber, elixires, energização do ambiente, em altares, jóias e bijuterias, e como pedras dos signos.

Em banhos

Quando você preparar banhos de ervas ou flores, pode acrescentar cristais à água, o resultado é excelente. Dependendo do cristal que você colocar, não é aconselhável pôr na água fervente, pois alguns podem simplesmente “estalar” (trincar), ou mesmo ter sua cor alterada, o que também altera algumas características próprias. Melhor deixar a água chegar a uma temperatura um pouquinho mais baixa e colocar a pedra dentro, fechando com uma tampa alguns minutos.

Pode-se também fazer o banho só com o próprio cristal (ou mais de um), sem ervas ou flores. O resultado é excelente! Para usá-la, certifique-se de que a pedra esteja limpa do ponto de vista energético, o que se faz colocando no fundo da pia e abrindo um jato forte de água sobre ela. Algumas pessoas usam sal, mas eu pessoalmente não gosto, porque o sal ataca alguns tipos de cristal, danificando sua querida pedra.

Também fica limpa se você passá-la no incenso, sem correr o risco de causar dano.

É bem eficaz, também, deixá-la na terra durante a noite, ou na chuva, ou ao Sol (se for uma pedra solar).

Para beber

Use um recipiente de vidro transparente ou plástico (uma garrafa pet, que você pode cortar a parte de cima), com água mineral ou filtrada. Acrescente a pedra já limpa e energizada, colocando ao Sol das 10 às 14 hs. Depois você pode ir tomando normalmente.

Nota importante: o quartzo não oferece qualquer problema, nem a maioria dos cristais. Muito raramente, você pode ter uma pedra que que solte resíduos, o que pode fazer mal. Nesse caso, você pode energizar a água pelo método indireto: coloque-a dentro de um copo (sem água), e este dentro da jarra com água, sem contato físico direto com a água.
Os cristais de quartzo são excelentes, e não oferecem risco. Na dúvida, não use pra beber. Use um cristal confiável.

Elixires

Muito ao contrário do que pensam (alguns até dizem essas bobagens), o elixir NÃO LEVA pedra esmagada. Seu uso é feito com base na impressão áurica do cristal na água, da mesma forma que são feitos os florais de Bach (que não levam flores esmagadas). Eu uso uma marca já industrializada, a gente compra as tinturas e dilui na forma desejada, da mesma forma que os florais.

Pra fazer o elixir, o método é basicamente o mesmo de energizar a água para beber, só que deve ser bem mais concentrado, acrescentando um conservante como álcool de cereais ou brandy. Ao preparar para crianças ou pessoas com intolerância ao álcool, preparar só com água e conservar na geladeira.

Não há contraindicações, e não faz mal nenhum.

No ambiente

Há vários cristais que podem ser usados de maneira bem interessante. Aqui vão só alguns exemplos, você pode criar seu próprio modo de uso.
A turmalina negra é excelente para tirar energia negativa do ambiente. Coloque-a perto da entrada de sua casa, escritório, consultório, o que for. Ela deve ser limpa só de vez em quando, pois ela tem a característica de limpar o local, e tambem a si própria.
Um pedaço de quartzo verde (bruto, rolado ou lapidado), já limpo, próximo de alguem que esteja adoentado. É uma pedra de cura, trazendo ótimas vibrações.
Quartzo rosa ao lado de sua cama, se estiver com questões de amor doloridas.

Para enfeitar e trazer boas vibrações ao seu altar: opalina, pedra da Lua ou pedra das estrelas para um altar feminino, em homenagem a uma deusa ou santinha.
Para um altar masculino, destinado a um deus ou santo: rubi, pedra do Sol, esmeralda, granada.

Jóias e bijuterias

É bom ter o cristal encostado à pele. Você pode consultar várias listas dos cristais e sua finalidade, o que não é o objetivo deste artigo.

Como pedras dos signos

O uso dos cristais relacionados aos signos basicamente se limita ao signo solar, esse que você conhece pela data do seu nascimento. É interessante o uso, pois tende a reforçar as características do seu Sol. Porém, os cristais não vão fazer milagre nenhum, caso você já esteja afastado desse lado seu. Dou um exemplo: um libriano encrenqueiro, é alguem que está fora de sua característica primária do Solar, que é a diplomacia, a persuasão, o tato. Use a pedra, mas procure desenvolver melhor as características solares, para maior harmonia interior.

Top